Prefeito aprova recursos para a reforma do Casarão da Praça Oscar da Silva em Vila Guilherme...

05-07-2014 16:17
Foto de Amilton Ferreira.
Foto de Amilton Ferreira.
Foto de Amilton Ferreira.

Prefeito aprova recursos para reforma do Casarão de Cultura Vila Guilherme

Prefeito aprova recursos para reforma do Casarão de Cultura - A Vila Maria/Vila Guilherme recebeu na manhã da quinta-feira (03/07/2014) a visita do Prefeito Hadaddad (PT) e de seus assessores. 
Ele passou por três locais, acompanhado pelo sub-prefeito Gilberto Rossi e equipe. A primeira parada foi no Casarão de Cultura, onde visitou o interior do imóvel de 3 mil metros quadrados tombado pelo patrimônio histórico. O encontro reuniu lideranças da Zona Norte, representantes de movimentos culturais e populares, artistas de grupos jovens e entidades de Vila Maria/Vila Guilherme. É a primeira visita do Prefeito após ser eleito em 2012:

O prédio está fechado há nove anos e sofre por abandono. desde o ano passado, dezenas de movimentos e organizações populares da região iniciaram uma mobilização unificada em direção à prefeitura para que o Casarão se transforme num centro cultural público. Durante a visita, Haddad disse estar ciente dos problemas envolvendo o Casarão, e liberou recursos para a reforma e reestruturação do prédio. Diante de centenas de pessoas, Haddad disse ainda que a reforma acontecerá em duas etapas, e que pretende dar apoio aos jovens implantando cursos profissionalizantes no local em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação prifissional e tecnológica.

O prefeito Fernando Haddad visitou nesta quinta-feira (3) equipamentos da administração municipal da Vila Maria e da Vila Guilherme, ambos na zona norte, que receberão novos projetos e atividades. No Casarão da Vila Guilherme vai funcionar uma Casa de Cultura. Atualmente, o espaço oferece uma série de oficinas, todas articuladas em parceria com o Movimento de Ocupação Cultural da Zona Norte, que está no local desde abril deste ano. Aulas de circo, capoeira e teatro estão entre as atividades ofertadas.

O prédio, construído na década de 1920, receberá já nos próximos meses uma reforma estrutural. Segundo o prefeito, a Prefeitura deve ainda enviar ao Ministério da Educação um projeto para a oferta de cursos técnicos, via Pronatec, nas Casas de Cultura do município, entre as quais a da Vila Maria. Na praça Oscar Silva, em frente ao Casarão, a Prefeitura instalou em junho deste ano um ponto WiFi Livre com objetivo de reapropriar e requalificar o equipamento.

“Além de ter a oportunidade de se expressar por meio de programas culturais já existentes, a juventude vai poder ter também obter uma formação mais qualificada", afirmou Haddad, referindo-se aos incentivos culturais ofertados pelos programa VAI e Pontos de Cultura.

Outro equipamento visitado pelo prefeito foi o Clube Escola Thomaz Mazzoni também. Com mais de 104 mil m², o complexo esportivo abriga, entre outros espaços, um campo de futebol com arquibancada, três piscinas e um ginásio poliesportivo. O local enfrentava uma série de problemas de segurança e, recentemente, a atual administração retomou o seu controle.

"Este equipamento estava quase inutilizado por falta de segurança. Toda a segurança foi revista e a população começa a usá-lo de maneira adequada. A GCM está dando uma contribuição importante para que as pessoas o usufruam", disse o prefeito.

Ao lado do Clube Escola funcionam três instituições de ensino: a CEI Jardim Japão, a EMEI Carlos Gomes e a EMEF Dom Pedro I. De acordo com Haddad, o espaço poderá servir como um Centro Olímpico de Formação e um Território CEU, complexos concebidos a partir da integração física e de gestão dos diversos equipamentos municipais existentes. Escolas, centros esportivos, unidades de saúde e equipamentos de cultura, como teatros e bibliotecas, ganharão novos caminhos entre si, de modo que formem um conjunto único.

O prefeito também passou pelo CDC Cecília Meireles e vistoriou a reforma das calçadas da Avenida Nossa Senhora do Loreto, entregues pela Secretaria Municipal da Coordenação das Subprefeituras no fim do último ano.

Participaram das visitas os secretários municipais Celso Jatene (Esportes) e Valter Antonio da Rocha (Coordenação das Subprefeituras) e o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, Gilberto Rossi.

FONTES: http://www.jornalspnorte.com.br/
http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3409#ad-image-0